Segurança no Açude de São Gonçalo

As chuvas deste ano trouxeram consigo perspectivas alvissareiras para os sertanejos, que nutrem grandes expectativas quanto a uma temporada mais promissora para as atividades agropecuárias.

Caso as precipitações pluviométricas tendam a manter o ritmo evidenciado até o momento, com os mananciais recebendo aportes significativos do líquido precioso proveniente do firmamento, em breve festejaremos os transbordamentos de importantes reservatórios.

É o caso, por exemplo, do Açude de São Gonçalo – Sousa-PB, o qual vem sendo agraciado com recargas generosas, contribuindo para uma rápida elevação do seu volume.

O que é motivo de imensa alegria e alento para a população local também deve ser encarado com muita cautela por quem se arrisca a banhar-se naquelas águas. Sobretudo na iminência da sangria.

São Gonçalo já foi palco de sangrias fenomenais, ao mesmo tempo belas e assustadoras. Houve registros de épocas em que a lâmina d’água chegou a atingir 1,84 m de altura. A força das águas nessas circunstâncias é avassaladora. A forte correnteza que se forma junto à parede da sangria é extremamente impetuosa, poderosa, e nenhum ser humano conseguiria sair incólume ao ser tragado pelas águas e arremessado com violência contra o leito rochoso do Rio Piranhas (logo abaixo).

Portanto, nunca é demais lembrar aos banhistas e apreciadores desse majestoso espetáculo da Natureza que todo cuidado com a segurança é muito pouco! É necessário manter a devida distância, respeitando a superioridade das águas frente à limitada condição humana, e assim prevenindo a ocorrência de potenciais desfechos trágicos. Para os mais entusiasmados que, além de assistir à sangria e aventurar-se nos mergulhos, vão comemorar fazendo uso de bebidas alcoólicas, as precauções devem ser triplicadas!

Seguindo as recomendações de segurança e respeitando uma distância mínima para a observação do fenômeno, todos podem admirar a beleza da sangria do Açude de São Gonçalo e registrar esse momento por meio dos recursos eletrônicos hoje disponíveis. E, ao final, retornar às suas casas com os corações repletos de felicidade e as lembranças que ficarão eternizadas em suas mentes.

Situação atual da parede de sangria do Açude de São Gonçalo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s